fbpx
Esportes

Vale de quê? Entenda as vantagens do Atlético por ser líder do Campeonato Mineiro

Time garantiu nesse domingo a primeira colocação da fase classificatória

A vitória desse domingo por 3 a 2 sobre o América garantiu matematicamente ao Atlético a liderança da fase classificatória do Campeonato Mineiro com uma rodada de antecedência. Na prática, o que vale a primeira colocação do Estadual? O Superesportes te ajuda a entender.
Quartas de final
Antes de qualquer coisa, o Atlético terá a vantagem de enfrentar nas quartas de final o time que terminou a primeira fase na oitava colocação. Ou seja: ao menos em tese, o rival da equipe alvinegra será o pior dos classificados.
Além disso, os comandados de Levir Culpi jogarão como mandantes a partida que define quem avança às semifinais. Se o duelo terminar empatado, a decisão será na disputa de pênaltis. O Atlético ainda não sabe qual será o rival e nem data e horário do jogo.
Semifinal
Se avançar, o Atlético enfrentará na semifinal o time de pior campanha na primeira fase entre os quatro classificados. Nesse cenário, portanto, o time alvinegro evita a possibilidade de clássico contra América ou Cruzeiro, que terminarão a etapa classificatória em segundo e terceiro.
Nas semifinais, os duelos serão em partidas de ida e volta. Por ter melhor campanha na primeira fase, o Atlético terá o direito de mandar o segundo jogo em casa, se assim preferir. Além disso, o time alvinegro contará com empate no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória. Ou seja: dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols classificam os comandados de Levir Culpi.
Final
Na decisão, as vantagens do Atlético – se a equipe chegar até esta fase da competição, naturalmente – são as mesmas da etapa anterior. Por ter melhor campanha na primeira fase, o time alvinegro terá o direito de mandar o segundo jogo em casa, se assim preferir.
Além disso, o Atlético contará com empate no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória. Ou seja: dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença dão o título aos comandados de Levir Culpi.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.