DestaqueGeral

Tempestades severas causam alagamentos no estado de São Paulo

Esta semana, tempestades severas causadas por uma frente fria e uma região de baixa pressão trouxeram altos acumulados de chuva para o estado de São Paulo, causando alagamentos em diversas cidades.

A passagem de alguns sistemas meteorológicos sobre o Sudeste trouxe  tempestades severas  e  acumulados altos  de chuva para  São Paulo  nos últimos dias. Foram registrados ventos fortes, queda de  granizo  e  descargas elétricas  em todo o Estado.

Estações meteorológicas registraram volumes que variam entre  45 mm  e chegam a até  109 mm  somente nesta segunda (16), terça (17) e quarta-feira (18) juntas. O volume representa, em três dias,  quase o total de chuva esperado para o mês   inteiro  de Novembro.

A chuva intensa causou alagamentos, não apenas na capital, mas também em diversas outras cidades como  Catanduva,  Capivari  e Piracicaba. Foram registradas quedas de  árvores, bloqueios de  rodovias e quedas de  torres de energia  que deixaram diversos municípios sem eletricidade.


A chuva também causou o  transbordamento  de diversos rios, arrastando veículos  e deixando pessoas  ilhadas  em seus carros. Até o momento de publicação desta matéria, no entanto,   não  havia relatos de feridos ou mortos.

A chuva intensa estava prevista e foi causada pela passagem de cavados (regiões de baixa pressão) sobre a região Sudeste, além do avanço de uma frente fria pela região costeira. Junto à umidade escoada da Amazônia, estes sistemas trouxeram condições propícias à formação de tempestades severas em São Paulo.

O Sistema já causava chuvas intensas sobre a região Sul nos últimos dias e também trouxe tempo severo para outros estados, especialmente Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais nos últimos dias.


Ao longo desta quinta-feira (19), chuvas leves ainda serão observadas ao longo de São Paulo, mas o tempo volta a ficar seco gradualmente. A chuva se deslocará em direção ao norte, se concentrando sobre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, onde altos acumulados de chuva podem ser registrados localmente.


O tempo seco deve persistir pelo menos por uma semana em São Paulo, mas a entrada de uma nova frente fria pode voltar a causar tempestades severas no Estado ainda nos últimos dias de Novembro.

Os sistemas meteorológicos devem evoluir com a formação de um ciclone sobre o oceano e reforçar a convergência de umidade entre as regiões Sudeste e Norte, o que pode culminar na formação de um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante o fim de semana.

Você sabe o que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul?
A ZCAS é um dos principais sistemas formadores de tempo severo no Sudeste e é definida através de uma faixa com grande nebulosidade, precipitação intensa e alta convergência de umidade e ventos que ocorre em uma faixa orientada de noroeste a sudeste, se estendendo desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico Sul.

Caso o sistema se forme neste fim-de-semana, para ser classificado como ZCAS e ajudar a diferenciá-lo de uma frente, ele ainda deverá permanecer atuando por no mínimo 4 dias sobre o país. A ZCAS influencia fortemente o regime de chuvas sobre as Regiões Sul e Sudeste do Brasil durante os meses de primavera e verão.

O sistema está associada a alguns dos episódios mais severos de alagamentos e deslizamentos de terra. Geralmente, quando se localiza sobre o Sudeste, a ZCAS causa veranicos na região Sul. O oposto também é verdadeiro – quando está ao sul, causa veranicos intensos no Sudeste.

Fonte
Tempo .com
Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios