DestaqueNotícias

Sul de MG segue com um caso confirmado do novo coronavírus; suspeitas sobem para 631

Segundo últimos números divulgados pela SES-MG, região tem 93 cidades com suspeitas; caso confirmado em Boa Esperança ainda não entrou na lista.

O Sul de Minas segue com um caso confirmado de coronavírus pela Secretaria Estadual de Saúde. No entanto, o número de suspeitas subiu para 631 em 93 cidades, conforme os últimos números divulgados pela SES-MG nesta quarta-feira (25). Até o último boletim, eram 505 suspeitas em 90 cidades. Ao todo, entraram na lista oficial mais 126 casos suspeitos em um dia.

Na terça-feira (24), a Prefeitura de Boa Esperança (MG) confirmou o caso suspeito de uma mulher de 60 anos que esteve em um aeroporto em São Paulo e está internada em Varginha. No entanto, esse caso ainda não foi confirmado pela lista oficial da Secretaria de Saúde do Estado.

Conforme os novos números divulgados, Passos continua liderando a lista de suspeitas no Sul de Minas com 101 casos em investigação. Poços de Caldas ultrapassou Varginha e agora aparece em segundo com 47 suspeitas. Varginha tem 37. São Sebastião do Paraíso tem 35 suspeitas e Alfenas, 30.

De acordo com o boletim, Poços de Caldas notificou mais 14 suspeitas em apenas um dia. São Sebastião do Paraíso e Três Pontas notificaram mais 13 suspeitas cada, e Passos mais 11 suspeitas.

No estado de Minas Gerais, até o momento foram confirmados 133 casosOutros 14.227 seguem em investigação. Nenhuma morte pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, está confirmada.

Os números divulgados pelas secretarias municipais, secretaria estadual e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Caso confirmado

O único caso confirmado na região pela Secretaria Estadual de Saúde é de uma mulher de 34 anos de Poços de Caldas. Ela acredita que possa ter contraído o vírus ao participar de um churrasco em São Paulo.

Um outro caso, de um morador do Rio de Janeiro que estava em isolamento domiciliar em São Lourenço foi testado positivo para o coronavírus. No entanto o caso dele não será contabilizado em Minas Gerais, já que ele procurou atendimento e teve o exame confirmado no Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Cruzília informou que investiga a morte de um homem, que tinha entre 40 e 50 anos, por suspeita da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O resultado dos exames dele ainda não foi divulgado.

Casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas conforme a lista oficial:

  • Passos: 101 casos
  • Poços de Caldas: 47 casos
  • Varginha 37 casos
  • S. S. Paraíso: 35 casos
  • Alfenas: 30 casos
  • Guaxupé: 21 casos
  • Camanducaia e Três Pontas: 19 casos
  • Itajubá: 17 casos
  • Campo Belo: 15 casos
  • Cambuí: 13 casos
  • Perdões e Ibiraci: 12 casos
  • Carmo do Rio Claro: 11 casos
  • Botelhos: 10 casos
  • São Lourenço: 8 casos
  • Caxambu, Cristais, Baependi, Boa Esperança, Pouso Alegre, Cássia, Itanhandu, Lavras, Santana da Vargem e Monte Belo: 6 casos
  • Extrema, Campos Gerais, Cabo Verde, Munhoz, Liberdade, Itaú de Minas, São Tomás Aquino, Campanha e Pedralva: 5 casos

A partir desta segunda-feira (23), a secretaria passou a divulgar em seu boletim diário o detalhamento apenas de casos confirmados. O número de casos suspeitos por município está sendo divulgado em uma plataforma online. Clique para saber do seu município.

Divergência de números

Algumas secretarias municipais de saúde do Sul de Minas têm questionado os números divulgados pelo boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde. Em nota oficial divulgada em seu site, a Secretaria de Estado da Saúde informou que há fatores que podem causar divergências entre os casos informados e dados do boletim diário.

Entre esses fatores estão o fato de alguns municípios ainda não terem preenchido formulários específicos do Ministério da Saúde (RedCap); paciente ter realizado exame em laboratório particular e o resultado ainda não ter sido informado à secretaria; formulário ter sido mal preenchido pelo município e necessitar de mais informações.

O COES Coronavírus analisa este banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo este trabalho, que é realizado até 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Coronavírus: entenda como ocorre o contágio e quais os sintomas — Foto: Arte/G1

Coronavírus: entenda como ocorre o contágio e quais os sintomas — Foto: Arte/G1

Fonte
G1
Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios