DestaqueGeral

Só restam 10 cidades sem COVID-19 em Minas Gerais

Municípios somam pouco mais 40 mil habitantes, 0,2% da população de Minas

Dos 853 municípios de Minas Gerais, 843 (quase 99%) já registraram casos de COVID-19. Em apenas 10 a doença não chegou. O levantamento é da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta segunda-feira.
As comunidades somam pouco mais de 40 mil habitantes, o que corresponde a 0,2% da população mineira. Veja quais são os municípios e a população atual segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):
Aracitaba – 2.063
Botumirim – 6.319
Camacho – 2.901
Cedro do Abaeté – 1.164
Coronel Murta – 9.222
Pedro Teixeira – 1.807
Queluzito – 1.939
Santana do Garambéu – 2.458
São Thomé das Letras – 7.089
Veredinha – 5.720
Um dos municípios que ainda estão livres do coronavírus é  Cedro do Abaeté, segundo menor do estado, com 1.164 habitantes. Na cidade, praticamente todos se conhecem, segundo a secretária Municipal de Saúde, Cássia Maria dos Santos. Desde o início da pandemia, a prefeitura distribuiu máscaras para a população, colocou totens com álcool em gel em espaços públicos. Um funcionário percorre a cidade de bicicleta com uma caixa de som transmitindo orientações para evitar o coronavírus. “Nossa cidade é muito pequena, é esse falar de porta em porta mesmo, pedindo e conversando. Eles estão ficando em casa mesmo, usando máscaras. Fazemos nossa parte”, comenta.
O maior município da região é Abaeté, a 35 quilômetros de Cedro. Ele é referência para atendimentos hospitalares mais complexos. A pequena cidade conta com uma policlínica e uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF). Também há uma enfermeira de plantão à noite e durante a madrugada para prestar atendimento aos moradores. Em relação à COVID-19, foi montado um quarto na policlínica para isolar pacientes com sintomas até a transferência.
Além disso, segundo Cássia Maria dos Santos, por meio do decreto de emergência, a prefeitura adquiriu testes com recursos próprios para testar a população.
Segundo ela, 70% da população da comunidade é de idosos, um dos grupos de maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Assim, as pessoas estão com medo e mantêm o rigor nas medidas. “Até agentes de saúde que vão visitar têm dificuldade”, comentou, detalhando que os moradores estão resistentes a receber outras em casa. “Tivemos dois casos suspeitos e ficou um ‘rebuliço’”, disse.

Números do estado

Minas tem hoje 271.194 casos de COVID-19 e 6.727 mortes. Foram 1.141 confirmações nas últimas 24 horas. Já o número de óbitos confirmados de ontem para hoje foi de 13. O menor até o momento foi na segunda-feira passada, com 10 óbitos, o que pode ter relação com a falta de equipes nos municípios para atualizar os dados aos domingos. Ainda segundo o boletim, são 237.429 casos recuperados e outros 27.038 em acompanhamento.
Estado de Minas
Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios