fbpx
Nacional

Semana de comemorações à Bárbara Heliodora teve início nessa segunda (13)

Cavalgada saiu de São João Del Rei e tem chegada prevista para o sábado (18) às 17h no pórtico de São Gonçalo do Sapucaí

Vários cavaleiros saíram em cavalgada do largo de São Francisco, em São João Del Rei na manhã dessa segunda-feira (13) por volta das 9h, rumo a São Gonçalo do Sapucaí, para celebrar o dia de Bárbara Heliodora. Ao todo serão percorridos cerca de 220 quilômetros. A cerimônia deu início a semana de comemorações a “Heroína da Inconfidência Mineira”.

Antes da saída dos cavaleiros, o Frei Agnaldo, da paróquia de São Francisco, deu a benção aos cavaleiros e aos animais. A abertura da cavalgada “Caminhos de Bárbara”, contou com a participação especial da Banda Municipal Santa Cecília que executou o Hino Nacional.

A cavalgada vai passar pelos distritos Rio das Mortes e São Sebastião da Vitória, rumo a próxima parada em Carrancas. O percurso também tem paradas em Luminárias, São Tomé das letras, Três Corações, Campanha até São Gonçalo do Sapucaí, lugar onde Bárbara viveu os últimos anos da sua vida.

Segundo a programação, a chegada está marcada para às 17h no pórtico da entrada da cidade no sábado (18), e em seguida às 19h terá show com Eduardo Rocha, na concha acústica (Largo do Rosário).

Quem foi Bárbara Heliodora

Bárbara Heliodora foi uma poetisa e ativista política brasileira. Era casada com o Inconfidente Alvarenga Peixoto, e em virtude disso, e de sua instantânea participação no movimento, Bárbara ganhou o título de “Heroína da Inconfidência Mineira”. É vista como uma estrela do Norte, que orientou o seu marido na luta, além de participar dela. Tornou -se, assim, a primeira mulher no Brasil a atuar em um movimento político.

Suas lutas e conquistas nos surpreendem mesmo atualmente, mas ocorreram há 260 anos, época marcante do preconceito e violência contra as mulheres. E no dia 24 de maio deste ano completará 200 anos da sua morte.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.