fbpx
Notícias

Secretários municipais de Educação discutem aplicação do aprendizado socioemocional nas escolas públicas de MG

Encontro promovido pelo Programa Semente acontece no dia 23 de maio em Varginha

Seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as escolas públicas e privadas do país têm até 2020 para implantar o desenvolvimento do aprendizado socioemocional na grade curricular. O ensino de competências como empatia, resiliência, autocontrole e autoconhecimento já está inserido no dia a dia de algumas instituições. Para mostrar como isso pode ser feito nas escolas públicas, o Programa Semente, referência no desenvolvimento da aprendizagem socioemocional em escolas brasileiras, realiza, na próxima quinta-feira (23), um encontro com 36 secretários municipais de educação de Minas Gerais na cidade de Varginha, no sul do estado.

Durante o evento, o psiquiatra e educador Celso Lopes de Souza, um dos fundadores do Programa Semente, irá falar sobre o desafio da formação socioemocional nas diferentes etapas da vida. “Diversos estudos apontam para a importância da inclusão das habilidades socioemocionais no currículo escolar, entretanto o desconhecimento e a banalização do tema podem levar as escolas a confundir conhecimento socioemocional – que é superficial e pouco efetivo – com aprendizado socioemocional – que é estruturado e efetivo. É isso que nós queremos destacar”, afirma o palestrante.

O Programa Semente desenvolve material para o ensino de alunos e para a formação de educadores. Atualmente, 45 mil estudantes de todo o país utilizam o programa, e milhares de professores e gestores têm acesso à Coreskills, uma plataforma online utilizada para a formação socioemocional de profissionais da educação.

Segundo Celso Lopes de Souza, é importante formar profissionais flexíveis, que saibam agir coletivamente e consigam tomar decisões responsáveis para o ambiente escolar. “Os educadores convivem diariamente com os conflitos de cada aluno e ainda precisam saber lidar com os próprios conflitos. Para isso, precisamos desenvolver também as habilidades socioemocionais da equipe pedagógica, com o intuito de melhorar o convívio e a rotina de trabalho na instituição”, conclui.

Serviço:

Programa Semente reúne secretários de educação em Varginha

Local: Hotel Café Royal

Endereço: Av. Benjamin Constant, 310 – Centro, Varginha – MG

Data: 23 de maio

Horário: das 14h às 17h

Sobre o Programa Semente (www.programasemente.com.br) – Com uma abordagem moderna e inovadora, o Programa Semente é uma solução completa de formação socioemocional de alunos e educadores em diversas escolas brasileiras. A partir de um material escrito por educadores, médicos e psicólogos, sua metodologia possibilita que sejam trabalhadas questões como sociabilidade, autoconhecimento, autocontrole, empatia e decisões responsáveis, entre outras habilidades, cada vez mais presentes no mundo do trabalho e nas principais avaliações internacionais de educação. Desta forma, o Programa Semente contribui para a alfabetização emocional.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
error: Conteúdo protegido !!