DestaqueNotícias

São Gonçalo do Sapucaí conta com União Municipal dos Estudantes

Foi realizada na última sexta-feira (11), em São Gonçalo do Sapucaí, a fundação da União Municipal dos Estudantes Secundarista- UMES- SGS. O evento aconteceu na Escola Estadual Dr. João Pinheiro com a presença dos representantes de turma das escolas estaduais da cidade.

Durante a cerimônia foi aprovado o estatuto da entidade estudantil e a primeira diretoria, onde foi aprovado por unanimidade pelos presentes, também foi falado aos alunos sobre a UMES e sua importância.

Foi eleito como presidente da UMES Deusdete Silva e durante seu discurso falou sobre alguns projetos que pretende realizar durante sua gestão. “Temos como principais projetos conseguir uma sede para a UMES-SGS, e neste local, realizar cursos de preparação para o ENEM. Para isso teremos que contar com a parceria de professores pra ministrar aula gratuitamente”, destaca.

Outro ponto questionado por ele é sobre a Carteirinha Estudantil feita nas escolas durante estes dois anos. “Vamos entrar em contato com a UEB-União dos Estudantes do Brasil, e solicitar o repasse das vendas das carteirinhas nas escolas da cidade para aplicarmos nas atividades que serão realizadas na UMES.”

Deusdete também destacou a importância de manter a comunicação entre a direção das escolas, Secretaria Educação, Superintendência Regional de Ensino, Conselho Tutelar, Poder Legislativo, Executivo e Judiciário da cidade. “Vamos encaminhar alguns ofícios para os órgãos da cidade, para apresentarmos a UMES-SGS e nossos projetos e assim fechar uma parceria, pois, precisamos do apoio de todos.” finaliza.

Conheça os membros da diretoria da União Municipal do

O que é e para que ser a UMES?

A UMES é a União Municipal dos Estudantes Secundaristas, uma entidade que representa cerca de 4 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio, cursos supletivos, pré-vestibulares e cursos de educação profissional níveis básico e técnico. Fundada no dia 11 de novembro de 1984, em São Paulo, a UMES tem como razão de ser a defesa dos interesses dos estudantes. Ensino público e gratuito de qualidade, democracia e soberania nacional são suas bandeiras permanentes. Para desenvolver a mobilização estudantil, a UMES atua em conjunto com os grêmios (entidades representativas dos estudantes de cada escola). Destacam-se também, entre as atividades da UMES, cursos de profissionalização, campanhas contra as drogas e de prevenção de DST/AIDS, e projetos esportivos.

Vitórias épicas como o “Petróleo é Nosso” e a criação da Petrobras com Getúlio Vargas, a posse de João Goulart, a denúncia da ditadura e a resistência a ela nas ruas, a democratização do país, a Constituição de 1988, o “Fora Collor” e a derrota do projeto entreguista no Brasil são parte da história recente do país que tiveram os estudantes brasileiros como protagonistas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios