DestaqueEconomia

São-gonçalenses se classificam no 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Produtores têm até o dia 13 de novembro para entregar as amostras para nova análise

A Emater-MG divulgou a lista dos classificados para a segunda etapa do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Este ano a competição recebeu 1792 amostras concorrentes.  O Sul de Minas registrou o maior número de participantes, com 785 amostras, dentre elas estão dois são-gonçalenses, José Paulo Borges e Maria Simone Prock Borges. Em seguida, vieram as regiões das Matas de Minas (713), Cerrado Mineiro (239) e Chapada de Minas (55).

Foram classificados para a segunda etapa 120 cafés na categoria Café Natural e 120 na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.  Todos receberam acima de 84 pontos (num total de 100), seguindo a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), que avalia aspectos como fragrância/aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura e outros. A lista dos classificados está disponível no site da Emater-MG: www.emater.mg.gov.br.

“O grande destaque deste ano foi a qualidade das amostras enviadas. Mais de 30 cafés analisados alcançaram notas superiores a 90 pontos”, afirma o gerente regional da Emater-MG em Guaxupé, Willem Araújo, que também é um dos coordenadores do concurso.

O 17º Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Nova avaliação

Os produtores selecionados para a segunda etapa têm até o dia 13 de novembro para entregar uma nova amostra do café classificado nas unidades regionais da Emater-MG. A partir do dia 16, os cafés passarão por outra análise física e sensorial feita por especialistas da área, no Campus Machado do IF Sul de Minas. Os 24 melhores cafés do estado serão conhecidos em evento a ser realizado no dia 9 de dezembro, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte.

Serão premiados os três primeiros classificados em cada categoria, das quatros regiões produtoras. Também será anunciado como campeão estadual aquele que receber a maior pontuação entre todos os concorrentes.  O concurso também irá destacar o café com maior nota produzido por uma cafeicultora.  Todo o regulamento do concurso está no site da Emater-MG.

Categorias

O concurso conta com duas categorias. Na categoria Café Natural, o café é levado para secar logo após ser colhido.  Já na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguirem para a secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

Em 2019, o campeão estadual foi o cafeicultor Paulo Gomes, do município de Espera Feliz, região das Matas de Minas. O concurso contou com 1.411 amostras inscritas. Os vencedores comercializaram seus lotes de café com ágio de preços.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios