DestaqueNotícias

Projeto Bombeiro Mirim realiza formatura em Monsenhor Paulo

A integração do programa foi uma iniciativa da Prefeitura junto ao Corpo de Bombeiro de Três Corações

A noite desta quinta-feira (8) foi marcada por momentos inesquecíveis de muita alegria e emoção, durante a solenidade de formatura da 1ª turma do Projeto Social – Bombeiro Mirim, que aconteceu na Câmara de Vereadores, em Monsenhor Paulo. Os 28 formandos são alunos da Escola Municipal Paulo Sinésio Belato, com idade entre 10 e 11 anos, e participaram do projeto que teve duração de aproximadamente sete meses. O projeto foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Monsenhor Paulo, a 4ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiro Militar de Três Corações e a Unincor.

O curso teve como objetivo preparar os alunos para enfrentar situações de emergência contra incêndio e pânico, agregando orientações e assistência para a conduta positiva junto a sociedade. Os alunos praticaram de atividades de prevenção contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamento e vários tipos de acidentes, dentre eles domésticos, trabalho e trânsito. Os alunos também receberam aulas de atividades físicas, culturais, cidadania, civismo e conduta.

 

Segundo o diretor da Paulo Sinésio, Tiago Sérgio de Carvalho, o projeto foi apresentado pela prefeita Letícia Belato e foi um dos melhores projetos aplicados na escola. “A prefeita apresentou o projeto e nós o abraçamos. Confesso que me surpreendi com o resultado que obtivemos e posso afirmar que, foi o melhor projeto que já tivemos até hoje. Não só pelo valor trabalhado, mas pelo resultado que esse projeto teve em nossa escola. A mudança de comportamento foi visível nos alunos que participaram. O resultado foi tão expressivo, que o primeiro impacto foi dentro da escola e todos os pais demonstraram o respeito e consideração do resultado do projeto, inclusive dentro de casa”.

Os critérios utilizados pela escola para escolher os alunos foram ter boas notas e interesse. “O resultado nos surpreendeu, pois tivemos que fazer sorteio, porque muitos alunos se interessaram pelo projeto”, disse o diretor.

Dos alunos participantes, Ana Luiz Pereira Venâncio, Ana Carolina da Silva Santos e João Paulo de Souza Cruz, se destacaram pelo comprometimento e vibração com as atividades do projeto.

O Projeto Bombeiro Mirim foi algo inovador e pioneiro na cidade, e irá se estender para o próximo ano, informou a prefeita Letícia Belato. “É um projeto pioneiro na cidade e que pudemos ver em 100% a transformação desses meninos juntos com o Corpo de Bombeiro de Minas Gerais. Já firmamos o compromisso com novas turmas e com certeza no ano que vem, estaremos mais uma vez em uma noite de alegria”.

“A prefeita é uma fã da Educação e não cansa de correr atrás de melhorias para nossa cidade. E eu como secretária sei o quanto ela luta pela Educação. E na noite de hoje, temos bons exemplos, como a parceria entre o Poder Público, uma Universidade e a Instituição do Corpo de Bombeiro.  Parabéns a vocês que foram perseverantes até o final”, declarou a secretária de Educação Ana Maria Penha Martins.

“Monsenhor Paulo veio agregar valores a nós. As crianças de hoje ficam tão presas nesse mundo digital, e você encontrar crianças disposta a dedicar dois dias da semana com atividade de disciplina e muitas outras coisas, é gratificante pra nós. Aprendemos muito. E a cada dia, o Corpo de Bombeiro aprende mais com a população”, declarou o 2º tenente Bombeiro Militar Alex Rezende da Silva.

“O projeto Bombeio Mirim em parceria com a o Corpo de Bombeiro, a Prefeitura e a Unincor, foi uma semente plantada e deu muito certo. E é uma satisfação estar formando mais uma turma de Bombeiros Mirins. E agradeço a todos pela oportunidade”, professor de Educação Física Edison Santos.

“Amei a solenidade e Deus abençoe essas crianças. Já estamos ansiosos para a próxima turma”, vereadora Maria Auxiliadora Calheiros Teixeira (Dorinha).

“Vivemos hoje em uma sociedade com muita criminalidade, e esse projeto busca outra realidade de vida. É um projeto importante, tanto para as famílias, como para as crianças”, vereador Kadu Brandão.

Todos os participantes receberam uma lembrancinha feita pela prefeitura.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios