fbpx
Notícias

Profissionais de várias instituições rebem treinamento da ATTS do Corpo de Bombeiros

O 9º Batalhão de Bombeiros Militares de Varginha, realizou a 2ª edição de Treinamento em Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (ATTS) para 33 abordadores de diferentes instituições, como Polícia Militar, Segurança Prisional, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e psicólogos da Saúde Mental Municipal da região. O treinamento foi realizado do dia 13 a 19 desse mês.

O ATTS foi criado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e, dado aos bons resultados obtidos, está em fase de padronização nacional para as equipes de atendimento de emergências (Corpos de Bombeiros, Policia Militar, SAMU, Guardas Municipais, etc.).

Segundo os bombeiros, o treinamento tem como objetivo um melhor conjunto de técnicas e táticas para abordar pessoas que buscam o autoextermínio com situações de risco de forma acolhedora e eficaz em diferentes cenários. Durante as aulas teóricas e práticas, os alunos aprenderam sobre noções básicas de psicologia e psicopatologia da mente (com psicólogos e psiquiatras), estatísticas gerais e específicas sobre a temática, procedimentos desejáveis e os que devem ser evitados nestas ocorrências, técnicas adequadas de abordagem a pessoas com sofrimento psíquico em tentativas de suicídio, isoladamente e em equipe, e Sistema de Comando em Operações desta natureza.

Ao todo, o 9ºBBM já treinou 68 abordadores com esta nova doutrina (ATTS) e se prepara para a sua 3ª edição, a ser realizada no próximo semestre.

A ideação suicida, bem como a tentativa de suicídio, são resultados de uma conjunção de vulnerabilidades biológicas, psíquicas e sociais, como depressão, experiência patológica de luto, transtornos de personalidade, dentre outras causas.

Se você passa por algum sofrimento psicológico ou conhece alguém nesta situação, procure (ou oriente) um acompanhamento profissional com pessoas habilitadas para uma escuta terapêutica, como psicólogo e/ou médico psiquiatra em sua cidade. Há também sempre alguém disposto a ouvi-lo (a) por meio do número 188 (Centro de Valorização da Vida).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
error: Conteúdo protegido !!