fbpx
DestaqueNotícias

Prefeitura cria oficina para confecção de artefatos para feriado de Corpus Christi

A cidade segue a tradição de enfeitar as ruas com os tradicionais tapetes de serragem colorida

Na próxima quinta-feira (20), é celebrado o dia de Corpus Christi – comemoração litúrgica católica. E neste ano, a Prefeitura de Tiradentes em parceria com o Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves, Paróquia Santo Antônio, Irmandades e sociedade, desenvolveram uma oficina que ensina a manusear os materiais que serão usados no  tradicional tapetes que decoram as ruas da cidades com símbolos bíblicos e desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

Nas oficinas, os alunos aprenderam a pintar a areia e serragem, além de produzir flores de papel que serão usadas na confecção. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Henrique Rohrmann, os tapetes da cidade encantam todos que passam por Tiradentes. “Todos os tapetes serão confeccionados artisticamente, valorizando a tradição e a cultura local. A cidade já tem o seu charme natural, os tapetes de Corpus Christi deixam Tiradentes com uma beleza singular”, pontua.

A tradição popular de confeccionar tapetes de serragem surgiu em Portugal e se difundiu no Brasil no período da colonização. No Brasil, o costume de se fazer os tapetes de rua acontece em inúmeras cidades. Geralmente, o trabalho é voluntário. Em Tiradentes, a tradição se mantém viva e todos os anos atraem muitos turistas e devotos que vem em busca beleza e religiosidade.

 

 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
error: Conteúdo protegido !!