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Ônibus da Gardênia perde roda e assusta passageiros

Ônibus da Expresso Gardênia perdeu uma das rodas quando fazia a rota Pindamonhangaba a Itajubá. O fato ocorreu no início da tarde nesse domingo (25), quando passava pela MG-295. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Os passageiros, foram alocados em outro ônibus da empresa para que pudesse finalizar a viagem.

Além deste, vários acidentes já foram registrados contra a empresa nas cidades de Pouso Alegre, Ouro Fino, Bragança Paulista e Espírito Santo do Dourado. Em julho, um veículo da empresa chegou a pegar fogo quando saia de Lavras para Fernão Dias.

De acordo com Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, dos 490 veículos da empresa fiscalizados em 2019, 226 foram autuados pela Agência. Onde foram lavrados 380 infrações, sendo 64 por defeito ou ausência de equipamento obrigatório.

Em maio deste ano, as reclamações dos usuários da linha foram discutidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e contou com a presença do diretor da Gardênia, José Eustáquio Guido, que se comprometeu em readequar os serviços no prazo de 120 dias. Na época, a superintendente de Transporte Metropolitano e Intermunicipal, da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), Maria Luiza Machado Monteiro, informou que foi instaurado um processo administrativo contra a empresa, e aplicadas multas por falta grave, pelas centenas de denúncias recebidas.

A empresa tem 55 anos de atuação e opera em 100 linhas, principalmente no Sul de Minas, e atende à população de 150 municípios. De acordo com o representante do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), João Afonso Baêta Costa, a Expresso Gardênia, já recebeu 911 autuações, desde a edição do Decreto 44.603, de 2007, que serve de base para a fiscalização do serviço.

O diretor da Gardenia, José Eustáquio Guido, disse na reunião da ALMG, que a empresa passa por uma crise financeira e reconheceu que o serviço prestado à população piorou nos últimos cinco anos. Segundo ele, desde 2013, as empresas de ônibus sofrem com a redução do número de passageiros, o que diminui a capacidade de investimento, e com a concorrência “desleal” do transporte feito clandestinamente.

Mas, segundo ele, já foi feito um acordo com o Poder Público Estadual, para que haja a revisão completa dos serviços, dentro de, no máximo, 120 dias, e já estão sendo adquiridos veículos novos. Ele também citou algumas medidas administrativas que estão sendo tomadas, como a contratação recente de dois engenheiros mecânicos, que cuidarão da parte de revisão preventiva dos veículos, para diminuir as quebras e o tempo que os carros ficam parados.

Informações ALMG

 

 

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