DestaqueGeralNotícias

Medicamento em Casa chega a Pouso Alegre

Desde abril, quando foi implantado, programa que já fez mais de 6 mil entregas
Começou nesta sexta-feira (26/6) as entregas de remédios da Farmácia de Minas em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O Medicamento em Casa foi criado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Defesa Civil estadual e com 99, empresa de mobilidade urbana.
Desde abril deste ano, o programa entrega, gratuitamente, as medicações nas casas dos pacientes cadastrados na Farmácia de Minas. Até o momento, a iniciativa, que faz parte das ações adotadas pelo Estado para combate ao novo coronavírus em Minas Gerais, já fez mais de 6 mil entregas a aproximadamente 3 mil usuários cadastrados, nas seis primeiras cidades do estado, contempladas pelo programa.
Em Pouso Alegre, cerca de 150 pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e asma serão priorizados pelo programa, que vai enviar uma média de 300 medicamentos mensalmente. A ação visa descentralizar a distribuição de medicamentos e evitar a exposição de pacientes do grupo de risco da Covid-19 em filas ou aglomerações nos Núcleos de Assistência Farmacêutica (NAF’s) das Regionais de Saúde.
Pouso Alegre é a sétima cidade do estado a receber o programa. As Farmácias Regionais de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, Divinópolis, Coronel Fabriciano e Teófilo Otoni foram os primeiros municípios a fazerem entrega dos medicamentos aos pacientes cadastrados. O projeto pode se adequar de acordo com a realidade regional e ampliar o número de pessoas. Em Teófilo Otoni, por exemplo, a Farmácia de Minas já estendeu a entrega para portadores de outras patologias. Além de DPOC e asma, portadores de hepatite B, osteoporose e dislipidemia são favorecidos.
As entregas são feitas pelos motoristas da empresa de mobilidade urbana 99, parceira do governo no projeto. Eles retiram os itens na Farmácia de Minas local e levam até os endereços dos pacientes.
Como funciona
Uma equipe da Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde do município entra em contato com os pacientes para informar data e horário da entrega da medicação. O paciente deve estar com seu cadastro atualizado no Programa Farmácia de Minas, o que pode ser feito pelos canais de atendimento do Whatsapp (31) 98282-4324 e e-mail medicamentoemcasa@saude.mg.gov.br.
Em Pouso Alegre, os usuários portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e asma que não receberem a ligação devem comparecer, normalmente, nas farmácias regionais, conforme agendamento prévio para a retirada dos medicamentos. Já para aqueles que fazem parte dos grupos de risco, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível no site, para designar um procurador que possa retirar o medicamento em nome do paciente.
Fonte: Agência Minas
Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios