Notícias

Mais de 3 milhões de crianças e jovens devem se vacinar contra Sarampo

A nova fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi lançada pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (10)

A nova fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi lançada pelo Ministério da Saúde, nessa segunda-feira (10). Mais de três milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos, devem ser vacinados entre 10 de fevereiro e 13 de março. No dia 15 de fevereiro será realizado o Dia ‘D’ de mobilização, quando diversos unidades de saúde ficarão abertas durante o sábado para proteger essas crianças e jovens. A campanha contra o sarampo tem o conceito “Mais proteção para a sua família”, com objetivo de sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou a importância da vacinação explicando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.

“O que eu vejo é as pessoas não conhecerem, acharem que essas doenças não existem ou que são coisas do passado e o vírus está aí, o vírus está circulando.  Tem gente que não imagina o que é, eu sou nascido em 64, eu tenho amigos meus de 55 anos com sequela e as mães atuais não tem essa noção. Então, o que a gente procura fazer é mostrar ciência, mostrar fatos. A campanha fala de uma maneira muito franca, que o fato de não vacinar pode gerar uma culpa de perder um filho, mas a gente tem que alertar que essa negligência, esse esquecimento, essa falta de cumprir uma caderneta de vacinação, o preço pode ser a vida dessa criança”.

No ano passado, 526 municípios somaram 18.203 casos confirmados de sarampo e 15 mortes por causa da doença. Para facilitar o combate ao sarampo, em todo o país, agora em 2020, o ministério encaminhou quase quatro milhões de doses da vacina tríplice viral. Isso significa 9% a mais que o solicitado pelos estados. Essa quantidade é destinada à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada ‘dose zero’ para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Agência Rádio

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios