DestaqueGeral

IBGE abre concurso com mais de 200 mil vagas para o Censo

Vagas temporárias são para os cargos de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador

Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 208.695 mil vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico 2020. 

De acordo com o edital, serão dois processos seletivos, com vagas distribuídas em todos os municípios do país. As inscrições começam dia 5 deste mês e vão até 24 de março.  Em geral, os profissionais aprovados irão trabalhar na coleta de informações e irão entrevistar moradores de todos domicílios no brasil.

Recenseador e Agente censitário

Os cargos disponíveis para esse certame são de recenseador,  agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Veja abaixo a tabela, com os requisitos necessários, remuneração, duração do contrato, cargos  e benefícios: 

Recenseador

Ensino

Fundamental

                      Remuneração

Por produção, de acordo com o número de domicílios visitados

Direitos

Férias e 13º salários proporcionais

Tipo de contrato

Temporário

Duração contrato

Até 3 meses, podendo ser prorrogado dependendo das necessidades de conclusão das atividades do Censo 

Horário de trabalho

Não é fixo, mas o recomendado é pelo menos 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana.

Fonte: Gran Cursos Online

Vale lembrar, o IBGE disponibilizará em seu site um simulador para os candidatos checarem a remuneração com base nos trabalhos realizados. 

Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS)

Ensino

Médio

                      Remuneração

Entre R$ 1.700 (ACM) e R$ 2.100 (ACS)

Direitos

Férias e 13º salários proporcionais

Tipo de contrato

Temporário

Duração contrato

Até 5 meses, podendo também ser prorrogado

Horário de trabalho

Não especificado

Fonte: Gran Cursos Online

Provas e Inscrições

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O edital com a relação de todos os locais de provas será divulgado no dia 8 de maio para agentes censitários e no dia 18 de maio para recenseadores. Já as inscrições podem ser feitas somente pela internet, no site do Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br).

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios