fbpx
DestaqueIsso é MinasNotícias

História do João Pinheiro

Inaugurada com grande festa em 27 de abril de 1908, a Escola Estadual Dr. João Pinheiro foi o primeiro estabelecimento de ensino de São Gonçalo do Sapucaí. Sua criação se deu pelo Decreto 2209 de 11 de março de 1908, e foi inicialmente denominada Grupo Escolar Dr. João Pinheiro, recebeu o nome do então governador do estado de Minas Gerais á época.

 
Iniciou seus trabalhos com 380 alunos, e sua primeira construção ficava na rua Senador Manoel Alves de Lemos, onde hoje se encontra o portão dos fundos. Com o passar do tempo, houve a necessidade de ampliação, sendo então em 1933 entregue a atual construção, edificada com ótimos materiais e em estilo arquitetônico neoclássico, tendo a sua fachada na Rua Raimundo Corrêa.
 
Entre os seus primeiros professores se encontram Julieta Cândida de Azevedo, Alfredo Galdino Dias, Perolina Carvalho, Ernestina Bressane, Idalina Borges Fleming e Leonina Cândida de Lemos. Seu primeiro diretor foi o professor Marciano Eugênio de Souza Ferras, que mais tarde daria nome à então escola hoje municipal, sucedido por:
Alcides Bittencourt de Lemos
Ana Isabel Brandão
Carmita Lemos
Maria Altina de Siqueira
Deolinda Tenório de Souza
Celuta Gonçalves Magalhães
Bernadete Vilela
Nilza Vilela Franco
Jane Alves Guedes
Lilia Ferreira Almeida 2004
Vanessa Ellen Luiz de Paiva Massini
Ernani Ferreira Prado
Isabel Aparecida Gontijo Manso
Rosa Helena Rodrigues Borges
Tags

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.