fbpx
Nacional

Estátua de Ramsés II, no Egito, é iluminada pelo sol

O sol iluminou na madrugada desta sexta-feira (22) a estátua do faraó Ramsés II em Abu Simbel, no sul do Egito, um fenômeno que só acontece duas vezes por ano.

Os dois templos de Abu Simbel, talhados na rocha sobre uma colina que domina o Nilo, se situam 200 km ao sul de Asuan.

Dedicados a Osíris e Ísis, foram construídos por alguns dos faraós mais conhecidos, Ramsés II, que governou o Egito entre 1279 e 1213 a. C.

Vários visitantes, entre eles encarregados egípcios e um grupo de embaixadores africanos, puderam contemplar a estátua de Ramsés II, iluminada na madrugada, segundo comunicado do ministério do Turismo.

A cada ano, em 22 de fevereiro e 22 de outubro, raios de sol penetram na câmara escura do Grande Templo de Ramsés Ii e iluminam a estátua do faraó.

Os historiadores pensam que o alinhamento solar do templo, de 3.000 anos de antiguidade, marcava o nascimento e a coroação do faraó.

Abu Simbel é um dos tesouros da antiga Núbia, cujas fronteiras se estendiam ao longo do Nilo, e ficava entre os atuais Egito e Sudão.

Yahoo

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.