fbpx
DestaqueNotícias

Estado oferece cursos gratuitos de direitos humanos

Capacitação a distância, que já qualificou mais de 6 mil pessoas, aborda temas como direito da mulher, criança e adolescente, étnico racial e comunidades tradicionais

Está disponível o calendário/2019 dos cursos oferecidos pela Subsecretaria de Direitos Humanos, da  Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). A capacitação é gratuita e a distância. Podem se inscrever gestores públicos estaduais e municipais, profissionais das áreas de Assistência Social e Psicologia, estudantes universitários e sociedade civil em geral.

As temáticas são diversificadas, abordando, por exemplo, o direito da pessoa idosa, da criança e do adolescente, da mulher, dos cidadãos, da pessoa deficiente, direito étnico e racial e comunidades tradicionais. Cada curso tem carga horária de 60 horas e é divido em quatro módulos.

O calendário está disponível no endereço eletrônico  www.direitoshumanos.mg.gov.br/pagina/programas-e-servicos/cursos-e-capacitacoes. As inscrições são abertas mensalmente para cada tema específico.

Conteúdo diferenciado

Os cursos são realizados pela plataforma on-line, por meio da Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH), que propõe uma formação continuada e já capacitou cerca de 6 mil pessoas em todo estado.

A bibliotecária Maria das Graças de Paula, de Belo Horizonte, recebeu a certificação. Ela, que escolheu a temática “Cidadão em Situação de Rua”, ficou impressionada com o conteúdo e suporte técnico do curso. “O material é bem embasado e esclarecedor, contendo livros e legislações nacionais e internacionais sobre direitos humanos e o tema estudado. Tudo isso está lá disponível e gratuitamente”, enfatiza.

A plataforma também ajudou o professor Alan Gustavo Aquino, de Montes Claros, no Norte de Minas, a aumentar os conhecimentos sobre “Direitos Étnicos e Raciais”. Ele faz questão de compartilhar a experiência: “A capacitação me deu embasamento técnico para lidar com questões do dia a dia do trabalho e ampliou o meu olhar sobre as populações ribeirinhas e quilombolas “, disse.

O professor destaca o fato de a ferramenta de ensino possibilitar o acesso, de quem mora em cidades distantes, a um conteúdo diferenciado. Alan cita a qualidade do material, as vídeo-aulas com especialistas da área, além das reflexões que são feitas nos grupos de discussão.

Impacto nas políticas públicas

Segundo a diretora de Política de Promoção em Direitos Humanos, Luisa De-Lazzari, os cursos   visam, principalmente, a formação do público do interior do estado. “Pela trajetória da educação em direitos humanos em Minas, observou-se que a oferta ficava localizada na Região Metropolitana. Então a plataforma on-line permite a ampliação para o interior”, observa De-Lazzari.

O subsecretário de Direitos Humanos, Tiago Horta, ressalta o compromisso do Estado em promover e consolidar a política de educação em direitos humanos em Minas Gerais. “Com a capacitação dos diversos profissionais que atuam na área de direitos humanos, servidores públicos e sociedade civil, a subsecretaria espera impactar, na prática, as políticas públicas dos municípios das diversas regiões mineiras “pontua.

Agência Minas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
error: Conteúdo protegido !!