DestaqueNotícias

Encontrada embarcação que derrubou óleo nas praias nordestinas

A Marinha e Ministério da Defesa apontam que uma embarcação grega foi a responsável pelo derramamento de óleo nas praias do Nordeste brasileiro. A PF (Polícia Federal) realiza uma operação em alvos ligados à empresa Lachmann Agência Marítima, na manhã desta sexta-feira (1). Filtros na busca afunilaram para 30 o número de embarcações suspeitas, chegando agora à essa embarcação de bandeira grega.

O navio suspeito se chama Bouboulina, pertencente à Delta Tankers LTD, cujo agente marítimo em 2019 no Brasil foi a Lachmann. A inteligência da PF concluiu que “não há indicação de outro navio (…) que poderia ter vazado ou despejado óleo, proveniente da Venezuela”. As investigações seguem para identificar se o derramamento foi intencional ou acidental. Outra empresa, Witt O Brien’s, que mantém relações comerciais com a Lachmann, também é alvo da operação da PF.

REUTERS/Adriano Machado

Informações preliminares apontam que satélites identificaram uma mancha de óleo, no dia 29 de julho, distante aproximadamente 700 km da costa do Estado da Paraíba. O cruzamento inicial dos dados indicou que 1,1 mil navios trafegaram naquela rota durante um período próximo à identificação da mancha e que por isso poderiam estar ligados ao episódio.

O governo detalhou que esse navio tanque levava óleo cru do terminal de carregamento de petróleo de “San José”, na Venezuela, com destino à África do Sul. Segundo a Marinha, o navio suspeito manteve o sistema de monitoramento ligado (Automatic Indentification System-AIS). A embarcação atracou na Venezuela no dia 15 de julho, permaneceu por três dias, e seguiu rumo a Singapura, pelo oceano Atlântico. O derramamento investigado teria ocorrido nesse deslocamento.

Até a última semana de outubro, foram registradas ocorrências de manchas de óleo em 97 municípios e 286 localidades, em todos os 9 estados do Nordeste. Foram encontrados mais de 100 animais afetados pelo óleo, com 81 mortes.

A operação da PF foi revelada pelo presidente Bolsonaro: “Estão sendo feitas busca e apreensão, parece que tem uma suspeita muito grande de uma empresa, suspeita ainda. Ele (Moro) tinha que fazer busca e apreensão para, quem sabe, ter a comprovação disso”, disse.

Yahoo

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: