AgronegócioDestaque

Embrapa lança curso sobre peixes redondos no formato EaD

Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) está lançando curso a distância sobre criação sustentável de peixes redondos. Gratuito, ele faz parte dos esforços da empresa em Educação a Distância (EaD) e está disponível na plataforma de cursos on-line da Embrapa, que pode ser acessada  neste link.

O curso está dividido em nove módulos, cada um abordando determinada temática (confira a sequência no final deste texto). Desde o que é necessário saber antes mesmo do começo da produção, passando por informações iniciais e chegando até a questões fundamentais como alimentação, qualidade da água e comercialização, o curso fala de todo o processo produtivo sustentável de peixes redondos.

É o primeiro curso on-line disponibilizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura. E está em diferentes formatos: textos, imagens, podcasts, animações em vídeo. No final de cada módulo, há uma avaliação referente àquele conteúdo. Para conseguir o certificado, o participante precisa acertar ao menos 70% das questões  apresentadas.

Hellen Kato  é pesquisadora, trabalha na transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura e está à frente da equipe responsável pelo curso. Segundo ela, esse primeiro curso faz parte de uma série sobre produção sustentável de peixes amazônicos. E vem mais novidade aí: “o curso sobre produção sustentável de pirarucu já está em fase final de produção e deve sair nos próximos meses. Além disso, está em fase inicial um curso sobre cultivo de camarão marinho, mas fora desta série”.

Com relação ao curso e à participação dos interessados, a expectativa é positiva. “A expectativa é fornecer uma ferramenta para que técnicos multiplicadores possam buscar informação de qualquer lugar em que estejam e se capacitar, prestando assim uma assistência técnica de qualidade cada vez melhor para os produtores”, conta Hellen. E segue: “hoje essa realidade vem mudando, mas identificamos ao longo dos nossos anos na transferência de tecnologia que a aquicultura por muito tempo foi um assunto pouco debatido nas universidades de agrárias e temos muitos colegas que já estão no campo e precisam dessa formação, mas que muitas vezes não possuem tempo ou recurso para se deslocar a um centro e se capacitar. A EaD possibilita essa capilaridade e flexibilidade, é um formato que, dependendo da resposta que tivermos do setor produtivo e dos nossos públicos, poderemos sempre reformular e expandir”.

Serviço:

O que: curso on-line (sem tutoria) sobre criação sustentável de peixes redondos

Quando e onde: inscrições abertas e gratuitas na plataforma de cursos on-line da Embrapa

Conteúdo: são nove módulos, com os seguintes nomes – 1) O que saber antes de começar; 2) Iniciando a produção de peixes redondos; 3) Qualidade da água para a criação de peixes redondos; 4) Melhoramento e reprodução; 5) Larvicultura e alevinagem; 6) Alimentação e biometria; 7) Recria e engorda; 8) Sanidade de peixes redondos; 9) Processamento e comercialização

Certificado: obtido com pelo menos 70% de questões certas

Publicação – A Embrapa Pesca e Aquicultura divulgou em outubro publicação em que discute oportunidades e desafios da EaD on-line na agropecuária. A pesquisadora Hellen Kato, a bolsista Kamila Lopes e o analista Diego Sousa, todos ligados a essa Unidade da Embrapa, assinam a publicação. Nela, os autores fazem um histórico dessa forma de educação no Brasil, que começou no início do século XX.

A publicação pode ser lida e está disponível para download  neste link. Especificamente na área rural, os autores entendem que “o uso da educação on-line como mecanismo de educação através de ferramenta tecnológica pode contribuir para encurtar o tempo entre a geração, a transferência e a efetiva adoção de tecnologias, além de favorecer a difusão do conhecimento devido a sua abrangência”.

Falando da participação da Embrapa em educação on-line, a publicação cita a plataforma e-Campo, lançada em 2018: “o site é uma página web dentro do portal da Embrapa, sendo um espaço destinado à divulgação do ensino a distância desenvolvido com uma linguagem didática e de fácil entendimento, para alcançar um público formado por multiplicadores da assistência técnica e extensão rural, produtores, agentes/mediadores do agronegócio, estudantes e comunidade em geral”. O curso que a Embrapa Pesca e Aquicultura está lançando sobre criação sustentável de peixes redondos é mais um disponível na plataforma e-Campo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios