DestaqueSaúde

Covid-19: Testes da vacina em SP começam no dia 20 de julho

Os testes da terceira etapa da vacina “Coronavac” contra o novo coronavírus, desenvolvida em parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac Biotech, começarão no próximo dia 20. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (6).

A fase de testes clínicos envolverá a aplicação e acompanhamento clínico de 9 mil voluntários no Brasil, que ainda serão selecionados pelos 12 centros de pesquisa nesses estados. Segundo Doria, as inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (13) e será obrigatória para profissionais de saúde.

“É um passo importante na vida do páis e na vida e saúde de milhões de brasileiros. Torcemos também para que a vacina de Oxford produza resultado e possa ser produzida para temros duas vacinas”, celebrou Doria. O aporte financeiro do governo no projeto está estimado em R$ 85 milhões.

A “Coronavac” já foi submetida a testes em humanos na China. Na fase 1, as doses foram aplicadas em 144 voluntários, e na fase 2 foram ampliadas para 600 voluntários, todos na China. Se der certo, a estimativa é que esteja disponível à população em junho de 2021.

Para avançar à produção de escala industrial, é esperado que a CoronaVac alcançe ao menos 85% de eficácia contra o novo coronavírus na fase 3, segundo Sérgio Cimerman, médico infectologista do Instituto Emílio Ribas.

SELEÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicou que após a seleção dos 9 mil voluntários, a aplicação da vacina será “um para um” – um voluntário recebe a vacina, enquanto outro voluntário recebe um placebo, uma substância sem efeito.

O recrutamento de voluntários será, em um primeiro momento, reservado para os profissionais de saúde que trabalham no atendimento de pacientes com Covid-19, não incluindo servidores dos setores administrativos, limpeza e segurança das unidades de saúde.

Os voluntários devem ter acima de 18 anos e não podem ter sido infectados previamente com a Covid-19. As inscrições serão feitas por um aplicativo no qual os candidatos podem fazer um cadastramento. “A pessoa tem que estar próxima desses 12 centros e concordar em comparecer periodicamente para que sejam colhidas amostras de sangue para acompanhamento”, explicou Dimas Covas.

Aplicativo estará disponível a partir do dia 13, segundo Doria.

VACINA SERÁ TESTADA EM 5 ESTADOS

Além de São Paulo, a vacina será testada em outros cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. Na capital paulista, além do Instituto Butantan, os testes também serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; pelo Instituto de Emílio Ribas; e pelo Hospital Albert Einstein.

Já em outras regiões do estado, foram selecionados os centros do Hospital das Clínicas da Unicamp; a Universidade Municipal de São Caetano do Sul; a Faculdade de Medicina de São José Rio Preto e o Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Fora do estado, a testagem da vacina será realizada pela Universidade de Brasília (UnB); pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro; no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da Universidade Federal de Minas Gerais; no Hospital São Lucas da PUC do Rio Grande do Sul; e Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para início dos testes, aval aguardado pelo governo do estado, aconteceu na sexta-feira (4).

Yahoo

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios