fbpx
DestaqueNotícias

Confira programação da Semana Santa em Borda da Mata, uma das rotas religiosas de Minas

Entre as rotas mais procuradas do turismo religioso, Borda da Mata tem uma intensa programação religiosa para a Semana Santa. O período de grande simbolismo para a fé cristã começou no domingo (14), com missa seguida da Benção e Procissão de Ramos, que partiu da comunidade do bairro Nossa Senhora Aparecida em direção à Basílica do Carmo. Outros 64 encontros religiosos ocorrem até o dia 21 de abril, no Domingo de Páscoa, em todas as comunidades do município.

Outro tradicional acontecimento religioso do período, a encenação da Paixão de Cristo ocorre na sexta-feira (19), na Praça Nossa Senhora do Carmo. A performance teatral-religiosa está prevista para começar às 20h30, logo após a Procissão do Enterro (evento na Basílica).

Encenação da Paixão de Cristo

Realizada desde o ano 2000, a encenação da Paixão de Cristo estará sob a coordenação da Associação Ecológica Bordamatense Amigos da Natureza. De acordo com a entidade, a versão de 2019 será narrada pela personagem da Virgem Maria. Por outro lado, os fatos contados por ela se sucedem a partir da perspectiva de São Lucas que, por conta das minúcias apresentadas em seu Evangelho acerca da mãe de Jesus, é tido como grande autoridade mariana pelos cristãos.

A peça é dirigida pelo dentista e artista plástico Adolfo Cabral. Ela conta com pelo menos 30 atores e 10 pessoas na equipe de apoio. O elenco ajuda a dar vida a uma encenação com produção de alta qualidade, efeitos sonoros, luminosos e especiais que reforçam o clima religioso em torno dos elementos de fé simbolizados pela peça.

Missas, procissões, sermões e peregrinações

O exercício da fé atinge seu ponto alto ao longo da Semana Santa em Borda da Mata. O primeiro ato do período será a missa de Ramos na Basílica do Carmo, seguida de Benção e Procissão de Ramos, partindo da comunidade do Nossa Senhora Aparecida até a Basílica. O ato se repete ao longo do dia em diversas regiões da cidade. Na segunda, terça e quarta (17), a Basílica fica aberta às Confissões das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Também na quarta-feira (17), será a marca do 16º aniversário da morte do Monsenhor Dom Pedro Cintra. Será dia de missa, logo pela manhã, às 8h, na Basílica com os alunos da rede municipal de Educação. Ainda na quarta-feira, a partir das 19h, tem missa e atendimento de confissões na Basílica, seguida de Via-sacra pelas ruas da cidade.

Na quinta-feira santa, o dia começa com a Missa do Crisma, que será celebrada na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. A missa da Ceia do Senhor e cerimônia de Lava-pés começa às 19h, Basílica de Borda da Mata.

No mesmo dia, tem início a Vigília Eucarística, a partir das 21h.O Terço dos Homens, das Mulheres e das Mães pelos filhos começa às 23h.

Na Sexta-feira da Paixão, às 5h, ocorrem as peregrinações ao Santo Cruzeiro. Elas partem da Basílica e da comunidade do Distrito do Cervo. O Sermão do Descendimento da Cruz, na Basílica, ocorre a partir das 19h. Ele é seguido da Procissão de enterro, que terá transmissão ao vivo pela Rádio Ativa.

O sábado santo chega com a Novena da Divina Misericórdia, às 15h, e Solene Vigília Pascal, a partir das 20h, ambas na Basílica.

No Domingo de Páscoa, tem missa na Basílica, às 8h, na Comunidade do Santa Rita, também às 8h, na comunidade Santa Terezinha, às 10h30, e, no mesmo horário, novamente na Basílica, onde, às 15h, se realiza a Novena da Divina Misericórdia.

E às 19h, haverá uma missa em Ação de Graças, também na Basílica, em tributo ao trabalho pastoral do padre Andrey.

Serviço: Semana Santa em Borda da Mata

Onde: Borda da Mata, Sul de Minas Gerais

Quando: Até 21 de abril de 2019

Ascon – Adevanir Vaz

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.