fbpx
Esportes

Clubes europeus ameaçam boicotar novo Mundial de Clubes que a Fifa quer aprovar

Representantes de 15 times, incluindo Barcelona e Real Madrid, assinam carta de protesto contra novo torneio

A Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) afirmou por meio de carta para a Fifa que vai boicotar o novo Mundial de Clubes que poderia ser aprovado nesta sexta-feira. A associação enviou uma carta para a Fifa na qual detalha os motivos para rejeitar o novo torneio, que seria disputado a partir de 2021 a cada quatro anos, com a presença de 24 participantes — oito deles da Europa e seis da América do Sul.

A carta foi divulgada inicialmente pelo jornal alemão  Süddeutsche Zeitung e está assinada por representantes de 15 dos maiores clubes da Europa, incluindo Juventus, Real Madrid, Ajax, PSG, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Benfica.

O documento diz que os clubes são “frontalmente contra a aprovação de um novo Mundial de Clubes neste momento e confirma que nenhum membro da ECA vai disputar essa competição”. O calendário da Fifa já está montado até 2024, e os clubes europeus afirmam que não é possível discutir mudanças e criação de novos torneios antes disso. O novo Mundial de Clubes substituiria o “velho” Mundial de Clubes e também a Copa das Confederações.

Trata-se de mais uma batalha na guerra entre a Fifa e os grandes clubes europeus, que também se opuseram ao aumento do número de participantes da Copa do Mundo para 48 seleções — mas foram derrotados.

O Conselho da Fifa, que se reúne nesta sexta-feira em Miami, vai ter que decidir se leva em consideração a ameaça dos clubes ricos da Europa. Dentro da Fifa, há apoio de sobra para a aprovação da proposta.

Tags

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
error: Conteúdo protegido !!