DestaqueGeral

Centro de excelência em cafeicultura vai gerar emprego e capacitação

Expectativa é de que aulas e outros trabalhos comecem no primeiro trimestre de 2021

Apesar da pandemia da Covid-19, as obras do Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha, estão adiantadas. Cerca de 50% da construção já foram executados e foram vistoriados nesta quarta-feira (5/8). A expectativa é de que a conclusão ocorra em dezembro e que sejam geradas 50 novas vagas de trabalho. Diante da realidade e das baixas geradas pelas dificuldades econômicas decorrentes do isolamento social, necessário para conter a expansão do coronavírus, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, vai dar mais uma importante contribuição ao agronegócio e à economia mineira.

 

O Centro será um espaço de capacitação e geração de conhecimento (pesquisa). A instalação em Varginha foi uma iniciativa do presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, que atuou junto ao SENAR Nacional. A iniciativa contou ainda com apoio do Sindicato Rural de Varginha, Fundação Procafé e com a Prefeitura de Varginha, que doou o terreno. A obra, orçada em R$ 13 milhões, foi iniciada no ano passado e segue a todo vapor.

Arnaldo Bottrel Reis, Christiano Nascif, Breno Mesquita, Vérdi Lúcio, Jo... (1200 x 900)
Na foto, Arnaldo Bottrel Reis, Christiano Nascif, Breno Mesquita,
Vérdi Lúcio, José Edgard Pinto Paiva e Wander Magalhães (Foto: Graziela Reis)

“O Centro é muito importante para a nossa cidade, para toda região e para a família cafeicultora. Foi uma grata surpresa ver as obras tão adiantadas e receber a notícia de que no primeiro trimestre de 20011 já vão começar as atividades.” Vérdi Lúcio, prefeito de Varginha.

“Minas Gerais tem uma vocação muito forte para o café e o Sul de Minas produz mais de 50% de tudo o que é colhido no estado. O Centro de Excelência em Varginha, estrategicamente muito bem localizado, reforça a ideia do Sistema FAEMG de trabalhar a excelência da cafeicultura.” Breno Mesquita, vice-presidente do Sistema FAEMG, e presidente das comissões técnicas nacional e estadual do Café.

“O objetivo é ser um centro de inteligência e inovação da cafeicultura para atender os cafeicultores mineiros e do Brasil. Vai agregar valor ao café e ao cafeicultor, gerando mão de obra especializada para toda a cadeia – do grão de café ao cafezinho.” Christiano Nascif, superintendente do SENAR Minas.

“Com o Centro, o cafeicultor vai ter a oportunidade de ter vários benefícios muito próximos dele, como faculdades, laboratórios e cursos práticos.” Arnaldo Bottrel Reis, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Varginha.

“O Centro vai solidificar a atividade que é a mais importante do Sul de Minas. O café representa de 60% a 70% da receita dos municípios do Sul de Minas, faz parte da nossa vida e da parte econômica da região.” José Edgard Pinto Paiva, presidente da Fundação Procafé.

“Vamos ter um grande empurrão para melhorar a estratégia de toda a regional, com mais estrutura para os trabalhos feitos junto aos produtores do Sul de Minas.” Wander Magalhães, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR Minas em Lavras.

Como será a estrutura do Centro:

Espaço para exposições
Centro de convenções
Quatro laboratórios (um exclusivo para cafés especiais)
Salas de aulas
Áreas para pesquisas e experimentos

Outros Centros Nacionais

Inicialmente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/SENAR Nacional, juntamente com suas federações, idealizou a construção de dez Centros de Excelência no país de Educação Profissional e Assistência Técnica Rural. Eles irão atender as diversas cadeias produtivas. Varginha será referência nacional na cadeia produtiva do café.

 

Fonte Revista Cafeicultura

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios