Geral

Cemig lança treinamento a distância gratuito para população sobre uso seguro da energia

Curso completo tem 40 horas e ensina a respeito dos cuidados que se deve ter com a eletricidade

Em tempos de pandemia de coronavírus, os cursos de ensino a distância (EaD), via internet, se potencializaram e se popularizaram como sendo um dos meios mais seguros para se aperfeiçoar profissionalmente sem correr o risco de contágio em salas de aula. E a Cemig, seguindo este caminho e sabendo da importância do tema segurança com energia elétrica, lança um projeto pioneiro por meio da sua universidade corporativa, a UniverCemig: um treinamento à distância sobre o uso seguro da energia, totalmente gratuito e disponível para toda a população acima de 10 anos de idade. O curso estará disponível também para pessoas portadoras de necessidades auditivas e visuais.

A iniciativa do curso à distância faz parte de um conjunto de ações que a Empresa está implementando para reduzir acidentes com a população, e é uma boa oportunidade para as pessoas expandirem seus conhecimentos a respeito do tema, inclusive, podendo fazer o curso em família, quando adultos e crianças poderão interagir e aprender juntos as melhores práticas de segurança com eletricidade.

O Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, alerta inclusive para o fato de que neste momento de pandemia é ainda pior se as pessoas se acidentarem. “Neste momento a orientação é, mais do que nunca, que as pessoas se protejam de forma a não se acidentarem e não correrem o risco de, além das consequências do próprio acidente, ficarem expostas à contaminação quando buscarem hospitais e unidades de emergência. Por isso, a Cemig preparou o curso de segurança com eletricidade especialmente pensando nisso, no cuidado com a população, pois trata-se de uma ação técnica e com cunho social”, salienta.

João José conta que o EaD visa potencializar a disseminação de informações sobre segurança com a energia elétrica para a população e ampliar o conhecimento sobre o tema. “Nos últimos 10 anos, Minas Gerais é o segundo estado no ranking nacional com mais acidentes com a população na rede elétrica e o terceiro em número de mortes, sendo que cerca de 75% aconteceram na construção civil”, informa João José.

Portanto, continua o gerente, “este EaD visa promover a conscientização da população em relação aos cuidados necessários para conviver com as redes de energia, evitando acidentes e salvando vidas. Sempre atuamos no sentido de orientar nossos consumidores sobre os riscos da energia elétrica e a redução sustentada nos índices gerais, ano a ano, reflete o resultado destas ações”, completa.

Dessa forma, o lançamento do curso contribui para impulsionar a cultura da segurança, buscando torná-la cada vez mais um valor importante para toda a população.

O curso

O curso é composto por textos, vídeos e atividades assíncronas, e está organizado em cinco tópicos, totalizando 40 horas de duração, sendo dividido da seguinte forma:

Módulo 1-  Os caminhos da energia: da geração até nossas casas – 2 horas

Módulo 2-  Sistema elétrico de potência – SEP – 4 horas.

Módulo 3-  Regras básicas para conviver bem com o SEP – 6 horas.

Módulo 4-  Uso seguro da energia: dicas de prevenção – 20 horas.

Módulo 5-  Uso seguro da energia: dicas extras – dentro de casa – 8 horas.

Por meio de uma parceria com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho – EU-OSHA, foram disponibilizados videoclipes do popular personagem Napo, tornando a experiência mais lúdica e divertida.

As inscrições podem ser feitas no site da UniverCemig, na aba “Uso seguro da energia”.

Parcerias

Outra ação importante da Cemig com o objetivo de disseminar a cultura da segurança com eletricidade para a população em geral, é a celebração de acordos de cooperação técnica com órgãos e entidades que possuem abrangência em todo o estado e com capacidade de atingir muitas classes profissionais.

Estes acordos visam intensificar e ampliar o relacionamento institucional entre a Cemig e as entidades, com foco em prestar informações sobre segurança no uso da energia e também de atuar em obras civis com risco iminente de acidentes. Uma das ações será, inclusive, a disseminação e incentivo para que os públicos de relacionamento das instituições façam o curso online oferecido pela Cemig.

Já foram celebrados acordos com a Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg, Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais – Acomac/MG, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais – Sinduscon/MG, Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais – Seconci/MG e com a Associação das Panificadoras do Estado de Minas Gerais – Amipão, além de alguns outros acordos que estão em fase de elaboração.

De acordo com João José, são esperados, entre outros benefícios, a ampliação das ações de prevenção por meio de orientações e/ou fiscalização em canteiros de obras, a disseminação de informações sobre segurança no uso da energia elétrica aos públicos das associações, com o compartilhamento de informações por meio com de seus canais de relacionamento internos e externos.

O gerente destaca que “no momento em que a Cemig comemora mais um ano de existência, estas parcerias ampliam o universo de ações de prevenção quanto ao uso seguro da energia, e vem para reforçar o maior valor que a empresa sempre prezou em sua trajetória: o respeito à vida das pessoas”, conclui.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios