fbpx
Nacional

Alunos da escola Padre Chiquito de Turvolândia dão início as aulas de Educação Patrimonial

Cerca de 70 alunos visitaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade

Cerca de 70 alunos da Escola Municipal Padre Chiquito participam do Projeto Municipal Introdutório da Educação Patrimonial. As aulas começaram na sexta-feira (22) e segue até novembro com uma exposição dos materiais que os alunos irão fazer no decorrer do ano. A iniciativa consiste em atividades de educação patrimonial, com aulas teóricas e de campo, envolvendo professores, alunos com o objetivo de verificar as contribuições da escola para a formação da identidade cultural e para a conscientização sobre a proteção e preservação do patrimônio cultural da cidade de Turvolândia.

As aulas de Educação Patrimonial fazem parte da grade de disciplinas da Escola Municipal Padre Chiquito, de Turvolânda, e são colocadas em prática por meio de objetos, documentos, fotografias e história oral. A primeira aula foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores e em seguida, alunos e professores foram para aula prática na igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade.

Todos os alunos que participam da aula são do 4º ano e aprenderam sobre bens inventariados, registrados e tombados no município. As aulas, segundo a secretária de Educação e Cultura Meire Cecília Garcia Vieira, contam como pontos que revertem para o ICMS Cultural. “É um trabalho que a gente realiza na escola e temos uma pontuação que é revertido por meio do IEPHA recursos para manter os patrimônios de nossa cidade. E esse ano pegamos para estudo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, onde foi mostrado a evolução do tempo e a importância de ter um patrimônio conservado”, explicou.

Segundo a secretária, os trabalhos realizados no município tem colocado Turvolândia em destaque no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA. “Todo trabalho realizado em volta do patrimônio cultural é revertido em pontos que o município recebe por meio do ICMS cultural. E a cada ano nossa pontuação vem aumentando através de nossa trabalho continuo de conservação e de documentados. Do ano de 2018 tivemos um recurso de R$ 190 mil para cuidar dos nossos patrimônios. Temos um apoio grande do prefeito além de ser muito participativo. Agradeço ao prefeito por tudo que tem feito e realizado principalmente a reforma da praça que está ficando excelente”.

O diretor da Escola Municipal Padre Chiquito, Marcelo Antônio Domingues, disse que o projeto terão duração de cerca de seis meses, com início em março até outubro. “E eles tiveram a aula introdutória com a secretaria de Educação e Cultura e tudo o que foi falado e colocado, eles vão pôr em prática nas salas de aula de forma escrita e pratica por meio de maquetes e outros trabalhos artísticos que serão expostos posteriormente”, disse.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
error: Conteúdo protegido !!