fbpx
Notícias

ALMG celebra semana de conscientização sobre o autismo

Políticas de educação voltadas para pessoas com TEA motiva audiência amanhã (5)

“Compreenda meu olhar”. O tema é o pano de fundo para as atividades que buscam a conscientização sobre o autismo, realizadas anualmente no mês de abril. E propõe a discussão sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Semana Estadual de Conscientização sobre o Autismo será realizada entre os dias 1º e 7 de abril, com audiências públicas e outras atividades. Além dos eventos, o Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo, ficará iluminado de azul claro, cor alusiva à causa.

Ao explicar o tema, José Savietto, da Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo de Minas Gerais (Asa-Tea), conta que ele foi proposto por Jeferson, um jovem de 16 anos, com TEA, morador de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Normalmente, as pessoas com autismo não sabem reivindicar, como fazem outros grupos. Eles não pedem nada, só esperam que a gente melhore a vida deles. Por isso o apelo para que compreendamos seu olhar e suas demandas por inclusão”, descreve Savietto.

A semana, que vai trabalhar o mote “Autismo, cuidados, políticas educacionais e vida profissional”, terá atividades não apenas na ALMG, mas também Prefeitura de Belo Horizonte e em outros espaços da Grande BH. Várias entidades são parceiras nessa construção.

Audiência aborda política educacional

Nesta sexta-feira (5), às 9 horas, será realizada audiência pública no Teatro da ALMG. O objetivo é debater as políticas de educação voltadas às pessoas com TEA. Os deputados Professor Wendel Mesquita, Duarte Bechir, Doutor Paulo e Professor Cleiton são autores do requerimento.

“Queremos saber como está o ensino para as crianças com autismo. A gente sabe que elas precisam de uma atenção específica e que as escolas, principalmente as da rede pública, precisam se reestruturar”, aponta Professor Wendel Mesquita.

Representantes de instituições e empresas, como Dia Dia Educação Especializada e Grupo Actcon estão entre os convidados para a reunião. Dessa vez os temas discutidos serão “A educação de jovens e adultos com TEA e deficiência intelectual” e “Programa TIX: acessibilidade e inclusão educacional/ tecnologia assistiva”.

Familiares de autistas também participarão, além de Euller Carlos de Arruda Cabral, portador de TEA, graduado em Ciências e Tecnologia de Alimentos, professor de Química e graduando em Letras com especialização em Inglês.

O encontro terá, ainda, atrações culturais, com a apresentação musical de Matheus Pagliarini de Almeida, autista, e o espetáculo “Os 4 Distintos”, do Núcleo de Investigação Teatral do Crepúsculo: Centro de Desenvolvimento Humano.

Confira a lista de convidados para a audiência.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
error: Conteúdo protegido !!